quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Programação Cultural



14/05/2014 – Quarta Feira
10h30min
Local: Espaço I do bloco de Artes Cênicas (CEART)

Apresentação: Preto-à-Porter

Sinopse: Performance cujas cenas se concentram na crítica do racismo no mundo de hoje a partir de manifestos que surgem da experiência de vida das atrizes do grupo.

Ficha Técnica
Direção: Fátima Costa de Lima e Fernanda Rachel.
Preparação de Atrizes: Mhirley M G Miliauskis
Elenco: Thuanny Paes, Rita Roldan, Mhirley M G Miliauskis, Fernanda Rachel, Edinho Roldan.


15/05/2014 – Quinta Feira
18h00min
Local: Plenarinho

Nome do Grupo: Ganga Zumba
Integrantes da performance:
Bailarina e coreógrafa: Giselle Marques
Percussionista: Djavan Nascimento
Direção Geral: Giselle Marques

O grupo Ganga Zumba tem seu trabalho há dez anos, tendo iniciado suas atividades na cidade de Siderópolis-SC. Todas as pesquisas de coreografias, cantos, textos e figurinos provém da cultura afro e afro brasileira, com influência de alguns movimentos contemporâneos que somam no conjunto da obra.


16/05/2014 – Sexta Feira
17h30min
Local: Plenarinho
Nome do espetáculo: Boas Vibrações
Músico: Wellinthon da Silva
Cantora e Atriz: Solange Adão
Duração: 15 a 20 minutos.



Sinopse: A cantora e atriz Solange Adão, apresenta seu novo trabalho, algumas músicas em Ioruba  em que canta no espetáculo. Acompanhada pelo músico Wellinthon da Silva, fará um momento musical em que cantará músicas de terreiro e lamentos africanos.



Lançamento de Livros

Dia 14/05
18h00min
Local: Auditório da FAED

Título: Educação, Sexualidade e Saúde - Diálogos Necessários
Autoras: Sonia Maria Martins de Melo e Maria Alves de Toledo Bruns 
Editora: EDITORA CRV
Ano: 2013

Sinopse
As várias configurações familiares do cenário contemporâneo contemplam vínculos  para além dos laços de consanguinidade, da sacramentalização do matrimônio, e das juras de amor eterno.
Concomitantemente, evidenciamos a reconfiguração das matrizes de sentido com a escola inclusiva; a despatologização de várias doenças/síndromes; novas leis em relação aos casamentos homossexuais e aos transgêneros, a visibilidade da aceitação de homossexuais pelas forças armadas, entre outros fenômenos.
Realidade que desvela a dialética das diversidades institucionais em configurações que modificam valores, estilos de vida e normas de comportamento afetivo-sexual em cada sociedade. Os tempos mudaram! E ouso dizer que as mídias – especialmente as mídias virtuais – vêm acelerando o redesenhar dessas  configurações.
Entretanto, resguardadas as exceções, o grupo familiar ignora as manifestações da sexualidade e os  profissionais da educação e da saúde, em geral, encontram dificuldades para esclarecer as dúvidas e curiosidades de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos sobre as novas configurações da feminilidade e masculinidade, os transgêneros, orientação homoerótica e bierótica, sexo virtual, entre tantas outras questões relativas a sexualidade. Os currículos dos cursos universitários estão defasados quanto a essa realidade, não preparando os futuros profissionais para lidar com esses fenômenos. 

Título: A temática indígena na escola: reflexões para o ensino a partir da Lei 11.645/2008. 
Organizadores: Edson Silva e Maria da Penha da Silva.
Editora: EDUFPE
Ano: 2014


Dia 16/05
Após a Mesa Redonda “Educação das Relações Étnico-Raciais”
Local: Plenarinho

Título: Um olhar interdisciplinar acerca de identidades sociais de raça, gênero e sexualidade.
Organizadores: Aparecida de Jesus Ferreira, Ione da Silva Jovino e Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh.
Editora: Pontes

Sinopse
Este livro dá continuidade aos trabalhos do NUREGS – Núcleo de Relações Étnico-Raciais, de Gênero e Sexualidade, tendo em nossa preocupação em partilhar com a comunidade acadêmica, pesquisadores(as), aos demais Núcleos que tratam de temas relacionados, bem como interessados(as) no tema, pesquisas e reflexões sobre raça, gênero e sexualidade.


Após a Conferência da Professora Maria Antonieta Antonacci
Local: Plenarinho

TítuloMemórias ancoradas em corpos negros
Autora: Maria Antonieta Antonacci
Editora: EDUC
Ano: 2013

Sinopse
A natureza da preservação de africanismos na memória coletiva dos descendentes de heranças africanas tem desafiado os estudiosos brasileiros nas várias disciplinas humanas. Das perspectivas históricas e sociológicas às manifestações culturais e religiosas, enquanto tentam interpretar o impacto de africanismos retidos em várias práticas culturais.  Memórias ancoradas em corpos negros é uma coleção de estudos independentes planejados para apreender evidências afrodiaspóricas, na originalidade de suas abordagens.
É importante para melhor entendimento e interpretação do tecido cultural brasileiro, não só da perspectiva da preservação de elementos culturais africanos no Brasil, mas também do reconhecimento de seus significados em várias manifestações culturais, desde o contar histórias a designs iconográficos. 

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